terça-feira, 24 de julho de 2012


Origem e Desenvolvimento da EaD

Não existe uma única concepção sobre a EaD, pois o conceito evoluiu  ao longo do tempo, influenciado pelo  avanço  das  tecnologias  da informação e da comunicação. Além disso, a concepção de educação a  distância  pode  variar  conforme  o  autor,  sua  base  teórico-conceitual  e sua concepção do que significam educação, ensino e aprendizagem.
Nos anos 70, percebe-se que a educação a distância seria uma maneira de partilhar conhecimentos, habilidades e atitudes, onde a comunicação  é  facilitada  por  meios impressos, mecânicos, eletrônicos, com supervisão tutores, presentes, juntamente com seus alunos, nas salas de leitura ou em outros locais. 
Peters  (1973)  destaca a educação/ensino  a  distância    como  um método  racional  de  partilhar  conhecimentos,  habilidades  e  atitudes, em  que  se  aplicam  a  divisão  do  trabalho,  os  princípios  organizacionais industriais  e  o  uso  extensivo  de  meios  de  comunicação,  o  que  torna possível instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo.
Conforme Moore (1973), o ensino a distância compreende a família de métodos  instrucionais  em  que  as  ações  dos  professores  são  executadas separadamente das ações dos estudantes, sendo que momentos presenciais podem  ser  incluídos  nesse  rol.  A  comunicação  é  facilitada  por  meios impressos. mecânicos, eletrônicos e outros.
Segundo holemberg (1977), o termo educação a distância abriga várias  formas  de  estudo,  realizadas  em  vários  níveis,  sob  a  contínua  e imediata supervisão de tutores, presentes, juntamente com seus alunos, nas salas de leitura ou em outros locais.  
Nos anos 80, a Ead é considerada uma maneira de comunicação bidirecional, com utilização de recursos tecnológicos que proporciona uma aprendizagem independente e flexível. Como afirma Garcia Aretio  (1987)  considera  a    Ead  um  sistema  tecnológico de comunicação dialógica e bidirecional entre professores e estudantes, que substitui a interação pessoal em sala de aula como meio preferencial de ensino pela presença de diversos recursos tecnológidos  e o apoio de tutoria, o que propicia aprendizagem independente e flexível.
Já nos anos 90 a Ead envolve transmissão de dados, voz, imagem, apoiadas pela tecnologia, onde conforme Chaves  (1999)  definiu  a  Ead  como  o  ensino  que  ocorre  em situações em que estudantes e professores estão separados (no tempo ou no espaço).  Ensino esse em que a distância é, hoje, contornada pelo uso das  tecnologias  de  telecomunicação  e  de  transmissão  de  dados,  voz    e imagem,  por meio do uso do computador
Dessa forma, entende-se que a EaD permite que alunos e professores se comuniquem e interajam sem  estar fisicamente  presentes  no  ambiente  formal  de  sala  de aula, utilizando diversos recursos tecnológicos, já a expressão ensino a distância que foi muito utilizada, enfatizava o papel do professor como agente e o aluno como espectador, por isso atualmente utiliza-se a expressão EaD por ser mais abrangente e referir-se a uma aprendizagem compartilhada, onde não  há aprendizagem se não houver participação ativa, esforço e compromisso do educando com aquilo que deseja aprender.
Quanto as gerações da EaD, a primeira utilizou como principal meio de comunicação o papel impresso,  sendo  os  materiais,  tais  como  guias  de  estudo  com  tarefas e  exercícios,  enviados  pelo  correio, predominava uma só tecnologia. 
A segunda foi marcada pela realização de programas educacionais e dos telecursos, com transmissão por televisão e rádio, do uso de cassetes de áudio e vídeo, do telefone e do computador, utilizava múltiplas tecnologias.
A terceira caracterizou-se pela  introdução  de  redes  de computadores,  servindo-se  de  sistemas  de  comunicação  bidirecional entre  professor/tutor/formador  e  aluno, com as ferramentas de  comunicação  síncronas  e  assíncronas  permitiu  que  os  alunos  se comunicassem de forma mais frequente e rápida, utiliza múltiplas  tecnologias, incluindo as redes de computadores e a introdução de ferramentas que possibilitam  maior  rapidez,  interação  e  flexibilidade  no  processo  de aprendizagem.
A quarta geração é marcada por multimídia interativa, com transmissões em banda larga, o que propicia aprendizagem mais flexível do que a vigente  na  geração  anterior, é mediada  por computador e Internet, com a utilização de chat, fórum, interação por vídeo e  ao vivo, via videoconferência, com aprendizagem inteligente e múltiplas tecnologias, incluindo o começo das tecnologias computacionais de banda larga.
E atualmente, a quinta geração em que se enquadra o curso da UEPG que estou realizando, que engloba tudo o que a quarta geração oferece,  determinada  por  aprendizagem  flexível  inteligente,  pois permite ao aluno obter o feedback com maior rapidez e abre espaço para ele  gerenciar  o  seu processo  de  aprendizagem,  de  acordo  com  a  sua disponibilidade de tempo e lugar, oferecendo maior interação entre  os  agentes  envolvidos,  baseando-se  na  exploração  adicional  das novas tecnologias.
Em relação as características positivas que possuo para estudar a distância, acredito que tenho um ponto favorável por já ter feito cursos nesta modalidade, assim a experiência conta muito, gosto de estudar sozinha, pois sigo meu ritmo e estilo de aprendizagem e tenho consciência da necessidade de aprendizagem continuada pelo resto da vida. Gosto da EaD por oferecer oportunidades de aprendizado em hora e local escolhidos, mas sei que necessito me organizar para cumprir as atividades no tempo estabelecido, conduzir a agenda de estudo sem a cobrança do professor é a parte mais difícil.



Referencial bibliográfico:

RODRIGUES, Cleide Aparecida Faria; SCHMIDT, Leide Mara. Introdução à Educação a Distância. Especialização em História, Arte e Cultura. Modalidade à distância. Ponta Grossa, 2010.

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