EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E
AMBIENTES VIRTUAIS
A Tecnologia Educacional é
entendida como a área que estuda a aplicação das Tecnologias da Informação e
Comunicação - TIC - na educação, a partir de um embasamento da didática,
psicologia da aprendizagem e desenvolvimento tecnológico.
Assim, as alterações no
sistema educativo visam levar em conta as diferenças pessoais, estilos
cognitivos, ritmos de aprendizagem, afinidades, áreas de interesse, estratégias
de pensamento e motivação.
Conforme Cattani (2001) as
TIC ampliam as possibilidades das ações educativas, proporcionando
oportunidades para mudanças por parte dos professores e tutores quanto aos
métodos pedagógicos, onde o currículo, os recursos materiais e didáticos, o
espaço físico e o horário de estudos são consideravelmente afetados com a gama
de possibilidades das ações educativas ao incorporarem os recursos oferecidos
pelas novas tecnologias.
As TICs são inovadoras no
sentido da interconexão entre os sujeitos produtores de seu conhecimento. Isto
é, os sujeitos (professores, tutores e alunos) são os detentores de saberes
geradores de novos conhecimentos, a partir de experiências compartilhadas entre
todos, no amplo sentido do aprender a aprender.
Bastos (1998) destaca que os
atores são reflexivos e críticos, proporcionando uma ação comunicativa, uma
visão do todo, com uma aprendizagem significativa que ocorre quando um novo
conteúdo relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na
estrutura cognitiva do aluno e passa a ser assimilado por este.
Dessa forma, percebe-se a
importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem para a construção de
conhecimento a partir de processos colaborativos de ensino-aprendizagem, sendo
uma ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, bem como facilitando
a assimilação significativa dos conteúdos, e proporcionando um avanço na
construção de novos conhecimentos.
São muitos os recursos a
nossa disposição para aprender e para ensinar, e com a chegada da tecnologia,
dos programas que gerenciam grupos e possibilitam a publicação de materiais
estão trazendo possibilidades inimagináveis. Mas não basta tentar remendos com
as atuais tecnologias, deve-se fazer coisas diferenciadas, é hora de mudar de
verdade e vale a pena fazê-lo logo, chamando os que estão dispostos,
incentivando-os de todas as formas, dando tempo para que as experiências se
consolidem e avaliando com equilíbrio o que está dando certo.
As tecnologias não
substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções, a tarefa de
passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos,
programas em CD, podendo estimular a curiosidade do aluno por querer conhecer,
por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Também coordena o
processo de apresentação dos resultados pelos alunos, transformando informação
em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria, o conhecimento
com ética.
As tecnologias permitem um
novo encantamento na escola, ao abrir suas paredes e possibilita aos alunos a
construção de novos conhecimentos, dessa forma o processo de ensino-aprendizagem
pode ganhar um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados.
O re-encantamento, não
reside principalmente nas tecnologias, mas em nós mesmos, na capacidade em
tornar-nos pessoas plenas, num mundo em grandes mudanças. É maravilhoso
crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio.
REFERÊNCIAS
UNIDADE
DIDÁTICA 5 – AMBIENTES DE
APRENDIZAGEM E COLABORAÇÃO – Texto: Educação,
Tecnologia e Ambientes Virtuais.
BASTOS, J.
A. S. L. A. O diálogo com a Tecnologia.
Tecnologia & Interação. Curitiba: CEFET-PR, 1998.
CATTANI, A. Recursos Informáticos e Telemáticos como
Suporte para Formação e Qualificação de Trabalhadores da Construção Civil.
2001. 249 p. Tese (Doutorado) - Informática na Educação, Universidade Federal
do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
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