terça-feira, 24 de julho de 2012


Avaliação em EaD

Na EaD é possível construir sim uma avaliação formativa e continuada, conforme Freire (2012) a avaliação formativa e continuada consiste em uma prática educativa contextualizada, flexível, interativa, presente ao longo do curso, de maneira contínua e dialógica.
Assim, percebe-se que a avaliação não se resume a um momento específico, como os exames presenciais em EaD exigidos pela lei. Deve-se avaliar o todo, utilizando recursos múltiplos ao longo do processo educativo, onde o tutor poderá acompanhar o progresso do aluno.
A avaliação da aprendizagem deve estimular e levar em consideração a  capacidade do aluno de produzir conhecimentos, de refletir e de posicionar-se criticamente frente ao processo pedagógico.
A avaliação processual contínua permite determinar se o aluno está conseguindo assimilar o conteúdo, quais os tipos de dificuldades que apresenta, se ele consegue ou não, e com que grau de dificuldade, realizar as atividades propostas e se é capaz de relacionar os novos conhecimentos com sua prática profissional (NEDER, 2012).
Dessa forma, a avaliação permite acompanhar o desempenho do aluno,  as condições prévias, os progressos e dificuldades na assimilação de conhecimentos.
Além disso a avaliação ajuda a desenvolver capacidades e habilidades, pois um trabalho bem planejado e avaliado constantemente auxilia e muito a escola para que ocorra um crescimento nas capacidades e habilidades dos educandos.
Na EaD, a avaliação do processo está diretamente relacionada com a remediação. Uma vez que permite o diagnóstico precoce de falhas no sistema, dificuldades não previstas do aluno, problemas no processo ensino e aprendizagem como um todo, permite também interferir de imediato, readequando o que for necessário de modo a garantir a recuperação do aluno, e, assim, assegurar a sua permanência no curso.
Quanto a exigência de exames presenciais acredito que tal exigência é viável nos cursos de pós-graduação, pelo fato de ser maior tempo, favorecendo o contato entre o grupo de alunos e tutores, bem como firmar o comprometimento com o curso, evitando falsa identidade na realização das atividades propostas pela instituição, pois se todas as avaliações forem somente a distância pode ocorrer esse fato.
Cabe ressaltar que todos os envolvidos na avaliação devem acreditar no seu poder transformador e garantir o caráter educativo, formativo e emancipador deste processo.
Portanto, pode se dizer, que o mais importante não é a mudança de instrumentos, mas a mudança de postura pedagógica, que seja mais flexível, capaz de colocar os trabalhos diante de avaliações contínuas, buscando assim uma nova forma de auxiliar o processo de conquista do conhecimento.


Referencial bibliográfico:

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Disponível em: http://www.abed.org.br. Acesso em: 14 de maio de 2012.

NEDER, M. L. C. Avaliação na Educação a Distância: Significações para definição de percursos. Disponível em: http://www.cursos.nead.ufpr.br/mod/ resource/view.php?id=109994. Acesso em: 11 de maio de 2012.

RODRIGUES, Cleide Aparecida Faria; SCHMIDT, Leide Mara. Introdução à Educação a Distância.  Especialização em História, Arte e Cultura (EHAC-3ªed/2012). Modalidade à distância. Ponta Grossa, 2010.



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