1
SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Têm
natureza pedagógica e são oferecidos aos alunos que requeiram
atenção individualizada nas atividades da vida autônoma e social,
recursos e ajudas intensos e contínuos, adaptações curriculares
que o ensino comum não tenha possibilidades de prover.
1.1
Escola de Educação Especial: atende
alunos que requeiram atenção individualizada nas atividades da vida
autônoma e social, recursos, ajuda e apoio intensos e contínuos.
Esse atendimento é complementado, sempre que necessário e de
maneira articulada, por serviços das áreas de Saúde, Trabalho e
Assistência Social.
1.2
Classe Especial: substitui
o ensino comum, sendo uma sala de aula, em escola de ensino regular,
em espaço físico e modulação adequada.
1.3
Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar –
SAREH: atendimento
educacional a crianças, adolescentes, jovens e adultos que se
encontram impossibilitados de freqüentar a escola em virtude de
situação de internamento hospitalar ou tratamento de saúde.
1.4
Atendimento pedagógico domiciliar: destinado
a viabilizar atendimento educacional individualizado a alunos que
estejam impossibilitados de frequentar as aulas, em razão de
tratamento de saúde que implique permanência prolongada em
domicílio.
2
SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Serviços
de natureza pedagógica, ofertados no contexto da escola regular para
atender às necessidades educacionais especiais dos alunos. É
realizado em horário diferente daquele em que frequentam a classe
comum. Pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos, para
alunos que apresentem necessidades educacionais especiais
semelhantes.
2.1
Sala de Recursos: serviço
de natureza pedagógica, conduzido por professor especializado, que
suplementa (no caso dos superdotados) e complementa (para os demais
alunos) o atendimento educacional realizado em classes comuns da rede
regular de ensino (Deficiência Intelectual, Transtornos Funcionais
Específicos, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas
Habilidades/Superdotação).
2.2
Centro de Atendimento Especializado: serviço
de apoio especializado de natureza pedagógica, ofertado nos
estabelecimentos do ensino regular para Educação Infantil, Ensino
Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. As
atividades são desenvolvidas com atendimento por cronograma, em
turno contrário ao freqüentado no ensino regular, de acordo com as
áreas e necessidades dos alunos. Esse serviço atende as seguintes
áreas: Surdez, Deficiência Física Neuromotora / DFN, Deficiência
Visual / DV
2.3
Instrutor surdo – Área da Surdez: é
o profissional surdo que atua em serviços e apoios especializados,
nas escolas especiais para surdos e nos centros de atendimentos
especializados/CAES. Desenvolve atividades relacionadas ao ensino e a
difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras e de aspectos
socioculturais da surdez na comunidade escolar.
2.4
Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa/TILS – Área da
Surdez: profissional
bilíngüe (com fluência em LIBRAS e Língua Portuguesa) que oferece
suporte pedagógico à escolarização de alunos surdos matriculados
na Educação Básica, da rede regular de ensino, por meio da
mediação lingüística entre aluno(s) surdo(s) e demais membros da
comunidade escolar, de modo a assegurar o desenvolvimento da proposta
de educação bilíngüe (Libras/Língua Portuguesa).
2.5
Professor de Apoio à Comunicação Alternativa em Sala de Aula: o
Professor de Apoio Permanente é um profissional que atua em sala de
aula como mediador e interlocutor no apoio
à comunicação entre
o aluno, o grupo social e o processo de ensino e aprendizagem. Esse
serviço de apoio especializado é nos estabelecimentos do Ensino
Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
2.6
Professor de Apoio em sala: o
Professor de Apoio em sala é um profissional de apoio especializado,
que atua no contexto da sala de aula, nos estabelecimentos do Ensino
Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos, para
atendimento de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento,
viabilizando a participação efetiva do aluno nas diferentes
situações de aprendizagem, a interação no contexto escolar e em
atividades extraclasse.
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