quarta-feira, 7 de maio de 2014

REDE DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

1 SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Têm natureza pedagógica e são oferecidos aos alunos que requeiram atenção individualizada nas atividades da vida autônoma e social, recursos e ajudas intensos e contínuos, adaptações curriculares que o ensino comum não tenha possibilidades de prover.

1.1 Escola de Educação Especial: atende alunos que requeiram atenção individualizada nas atividades da vida autônoma e social, recursos, ajuda e apoio intensos e contínuos. Esse atendimento é complementado, sempre que necessário e de maneira articulada, por serviços das áreas de Saúde, Trabalho e Assistência Social.

1.2 Classe Especial: substitui o ensino comum, sendo uma sala de aula, em escola de ensino regular, em espaço físico e modulação adequada.

1.3 Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar – SAREH: atendimento educacional a crianças, adolescentes, jovens e adultos que se encontram impossibilitados de freqüentar a escola em virtude de situação de internamento hospitalar ou tratamento de saúde.

1.4 Atendimento pedagógico domiciliar: destinado a viabilizar atendimento educacional individualizado a alunos que estejam impossibilitados de frequentar as aulas, em razão de tratamento de saúde que implique permanência prolongada em domicílio.

2 SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Serviços de natureza pedagógica, ofertados no contexto da escola regular para atender às necessidades educacionais especiais dos alunos. É realizado em horário diferente daquele em que frequentam a classe comum. Pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos, para alunos que apresentem necessidades educacionais especiais semelhantes.

2.1 Sala de Recursos: serviço de natureza pedagógica, conduzido por professor especializado, que suplementa (no caso dos superdotados) e complementa (para os demais alunos) o atendimento educacional realizado em classes comuns da rede regular de ensino (Deficiência Intelectual, Transtornos Funcionais Específicos, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação).

2.2 Centro de Atendimento Especializado: serviço de apoio especializado de natureza pedagógica, ofertado nos estabelecimentos do ensino regular para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. As atividades são desenvolvidas com atendimento por cronograma, em turno contrário ao freqüentado no ensino regular, de acordo com as áreas e necessidades dos alunos. Esse serviço atende as seguintes áreas: Surdez, Deficiência Física Neuromotora / DFN, Deficiência Visual / DV

2.3 Instrutor surdo – Área da Surdez: é o profissional surdo que atua em serviços e apoios especializados, nas escolas especiais para surdos e nos centros de atendimentos especializados/CAES. Desenvolve atividades relacionadas ao ensino e a difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras e de aspectos socioculturais da surdez na comunidade escolar.

2.4 Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa/TILS – Área da Surdez: profissional bilíngüe (com fluência em LIBRAS e Língua Portuguesa) que oferece suporte pedagógico à escolarização de alunos surdos matriculados na Educação Básica, da rede regular de ensino, por meio da mediação lingüística entre aluno(s) surdo(s) e demais membros da comunidade escolar, de modo a assegurar o desenvolvimento da proposta de educação bilíngüe (Libras/Língua Portuguesa).

2.5 Professor de Apoio à Comunicação Alternativa em Sala de Aula: o Professor de Apoio Permanente é um profissional que atua em sala de aula como mediador e interlocutor no apoio à comunicação entre o aluno, o grupo social e o processo de ensino e aprendizagem. Esse serviço de apoio especializado é nos estabelecimentos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.


2.6 Professor de Apoio em sala: o Professor de Apoio em sala é um profissional de apoio especializado, que atua no contexto da sala de aula, nos estabelecimentos do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos, para atendimento de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento, viabilizando a participação efetiva do aluno nas diferentes situações de aprendizagem, a interação no contexto escolar e em atividades extraclasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário