quarta-feira, 7 de maio de 2014

TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM


O Transtorno de Aprendizagem é a inabilidade específica na leitura, na expressão escrita ou na matemática em indivíduos que apresentam resultado abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade capacidade intelectual. ( American Psychiatric Association, 1994 ).
Os Transtornos de Aprendizagem afetam a habilidade da pessoa de falar, escutar, ler, escrever, soletrar, pensar, recordar, organizar informações ou aprender a matemática. Os transtornos de aprendizagem não podem ser curados. Duram para a vida toda.
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
ALUNADO
Aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo, que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares (MEC/2008). Incluem-se nesse grupo, educandos com autismo, síndromes do espectro do autismo (entre elas Síndrome de Asperger) e psicose infantil.
IMPORTANTE: As doenças mentais não são definidas pelas alterações nos processos de desenvolvimento cognitivo ou de aprendizagem, mas por falhas na estruturação psíquica.

ESTRUTURAÇÃO PSÍQUICA
Permite pensar como uma criança significa e interpreta o mundo, como constrói laços sociais, a forma como se relaciona com a lei, com regras e com objetos de aprendizagem.

ASPECTOS PSÍQUICOS
O psiquismo do ser humano se constitui no decorrer das relações/trocas realizadas entre a criança e os outros, desde os primórdios de sua vida.

O QUE É O AUTISMO?
De acordo com TEIXEIRA (2006), É um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento caracterizado por prejuízos na interação social, atraso na aquisição de linguagem e comportamentos estereotipados e repetitivos.
SÍNDROME DE ASPERGER
Também é classificada como um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. Diferentemente do autismo infantil, a criança ou adolescente pode apresentar desenvolvimento cognitivo e intelectual normal e não apresentar atraso na aquisição da linguagem.
Descrita pela 1ª vez em 1944, pelo médico austríaco Hans Asperger que descreveu crianças com déficit na socialização, interesse circunscrito, déficit de linguagem e na comunicação.

PSICOSE
Caracteriza-se pela distorção do senso da realidade, uma inadequação e falta de harmonia entre o pensamento e a afetividade. O termo psicótico refere-se a delírios, alucinações, discurso desorganizado ou catatônico.
Uma confusão entre o mundo imaginário e o mundo real.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL
  • Classe Comum, com apoio na Sala de Recursos ou professor de apoio permanente,
  • Classe Especial ou Escola Especial.
Os alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento são encaminhados para esses atendimentos especializados, após avaliação sistemática para identificação das necessidades educacionais especiais no contexto escolar e avaliação clínica complementar.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Se refere a um contexto, não diz respeito somente ao aluno, mas no encontro que ocorre na sala de aula em que convergem o aluno, sua família, o professor, sua experiência, a instituição escolar com suas regras, o plano curricular, as regulamentações estaduais, as expectativas dos pais, entre outros – então não é possível pensar em adaptações gerais para alunos em geral.
É preciso considerar as dificuldades propondo as adaptações e / ou flexibilizações. Por exemplo, um aluno que apresenta uma hipótese diagnóstica de psicose ao ser chamado a ocupar um “lugar” no social dificilmente responderá da mesma maneira que os colegas. Muitas vezes este aluno pode ter uma crise, ou ignorar o chamado e ou ainda ser incisivo ao marcar sua presença.

CURRÍCULO
O currículo, no Ensino Regular, a ser desenvolvido com alunos que apresentam Transtornos Globais do Desenvolvimento, é o mesmo estabelecido para os demais alunos, em qualquer etapa/nível escolar.
A educação não se restringe somente à escolaridade, pois muitas vezes esse aluno demanda questões nas áreas sócio-emocional que, no pedagógico, fica insignificante.
Deve-se propor ações pedagógicas que estabeleçam o desenvolvimento de capacidades relacionadas à interação e integração social e ao equilíbrio emocional, atribuindo-lhes o mesmo nível de importância que é dado às mais tradicionais capacidades cognitivas e lingüísticas.

A OBSERVAÇÃO DEVE OCORRER NO CONTEXTO ESCOLAR E CONTEMPLAR:
  • As formas que o aluno encontra para explorar o meio em que vive;
  • Meios que ele encontra de relacionar-se com as pessoas;
  • Maneiras que o aluno tem de relacionar-se com os objetos;
  • Alterações motoras que apresenta nas diversas situações que enfrenta no dia-a-dia;
  • Os jogos utilizados e a participação nos mesmos;
  • Os rituais que manifesta nas diferentes situações.
  • É importante o uso de um roteiro de observação.
  • A avaliação torna-se a base do programa educativo a ser desenvolvido, pois o critério para os objetivos a serem traçados está nas possibilidades do aluno.

PAPEL DA ESCOLA
- Identificar comportamentos de risco e encaminhar aos atendimentos necessários.
- Acolher a família e o aluno, e trabalhar em conjunto para busca de alternativas.
- Não expor os alunos ao perigo.
- Reforçar os comportamentos socialmente aceitáveis e estabelecer limites e regras.
- Linguagem única entre Professores e todos os funcionários da escola.
- Não excluir.

A EDUCAÇÃO, A FAMÍLIA E A SAÚDE
São essenciais para o desenvolvimento global do aluno que apresenta TGD, pois solicitam no seu atendimento cooperação sistemática dos que intervêm no processo: o sujeito, a família, a rede de serviços de saúde mental e a comunidade.

REFERÊNCIAS
ABC da Saúde

http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2012/08/como-detectar-transtornos-de-aprendizagem.html

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