O Transtorno de
Aprendizagem é a inabilidade específica na leitura, na expressão
escrita ou na matemática em indivíduos que apresentam
resultado abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento,
escolaridade capacidade intelectual. ( American Psychiatric
Association, 1994 ).
Os Transtornos de
Aprendizagem afetam a habilidade da pessoa de falar, escutar, ler,
escrever, soletrar, pensar, recordar, organizar informações ou
aprender a matemática. Os transtornos de aprendizagem não podem ser
curados. Duram para a vida toda.
TRANSTORNOS GLOBAIS DO
DESENVOLVIMENTO
ALUNADO
Aqueles
que apresentam alterações
qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação,
um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e
repetitivo, que dificultam
o acompanhamento das atividades curriculares (MEC/2008). Incluem-se
nesse grupo, educandos com autismo, síndromes do espectro do autismo
(entre elas Síndrome de Asperger) e psicose infantil.
IMPORTANTE:
As doenças mentais não
são definidas pelas alterações nos processos de desenvolvimento
cognitivo ou de aprendizagem, mas por falhas na estruturação
psíquica.
ESTRUTURAÇÃO
PSÍQUICA
Permite pensar como uma
criança significa e interpreta o mundo, como constrói laços
sociais, a forma como se relaciona com a lei, com regras e com
objetos de aprendizagem.
ASPECTOS PSÍQUICOS
O psiquismo do ser humano
se constitui no decorrer das relações/trocas realizadas entre a
criança e os outros, desde os primórdios de sua vida.
O QUE É O AUTISMO?
De
acordo com TEIXEIRA (2006),
É um Transtorno Invasivo
do Desenvolvimento caracterizado por prejuízos na interação
social, atraso na aquisição de linguagem e comportamentos
estereotipados e repetitivos.
SÍNDROME DE ASPERGER
Também é classificada
como um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. Diferentemente do
autismo infantil, a criança ou adolescente pode apresentar
desenvolvimento cognitivo e intelectual normal e não apresentar
atraso na aquisição da linguagem.
Descrita
pela 1ª vez em 1944, pelo médico austríaco Hans Asperger que
descreveu crianças com déficit na socialização, interesse
circunscrito, déficit de linguagem e na comunicação.
PSICOSE
Caracteriza-se
pela distorção do senso da realidade, uma inadequação e falta de
harmonia entre o pensamento e a afetividade. O termo psicótico
refere-se a delírios, alucinações, discurso desorganizado ou
catatônico.
Uma confusão entre o
mundo imaginário e o mundo real.
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL
- Classe Comum, com apoio na Sala de Recursos ou professor de apoio permanente,
- Classe Especial ou Escola Especial.
Os
alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento são encaminhados
para esses atendimentos especializados, após
avaliação sistemática
para identificação das necessidades educacionais especiais no
contexto escolar e avaliação clínica complementar.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Se
refere a um contexto, não diz respeito somente ao aluno, mas no
encontro que ocorre na sala de aula em que convergem o aluno, sua
família, o professor, sua experiência, a instituição escolar com
suas regras, o plano curricular, as regulamentações estaduais, as
expectativas dos pais, entre outros – então não é possível
pensar em adaptações gerais para alunos em geral.
É
preciso considerar as dificuldades propondo as adaptações e / ou
flexibilizações. Por
exemplo, um aluno que apresenta uma hipótese diagnóstica de psicose
ao ser chamado a ocupar um “lugar” no social dificilmente
responderá da mesma maneira que os colegas. Muitas vezes este aluno
pode ter uma crise, ou ignorar o chamado e ou ainda ser incisivo ao
marcar sua presença.
CURRÍCULO
O currículo, no Ensino
Regular, a ser desenvolvido com alunos que apresentam Transtornos
Globais do Desenvolvimento, é o mesmo estabelecido para os demais
alunos, em qualquer etapa/nível escolar.
A educação não se
restringe somente à escolaridade, pois muitas vezes esse aluno
demanda questões nas áreas sócio-emocional que, no pedagógico,
fica insignificante.
Deve-se
propor ações pedagógicas que estabeleçam o desenvolvimento de
capacidades relacionadas à interação e integração social e ao
equilíbrio emocional, atribuindo-lhes o mesmo nível de importância
que é dado às mais tradicionais capacidades cognitivas e
lingüísticas.
A OBSERVAÇÃO DEVE
OCORRER NO CONTEXTO ESCOLAR E CONTEMPLAR:
- As formas que o aluno encontra para explorar o meio em que vive;
- Meios que ele encontra de relacionar-se com as pessoas;
- Maneiras que o aluno tem de relacionar-se com os objetos;
- Alterações motoras que apresenta nas diversas situações que enfrenta no dia-a-dia;
- Os jogos utilizados e a participação nos mesmos;
- Os rituais que manifesta nas diferentes situações.
- É importante o uso de um roteiro de observação.
- A avaliação torna-se a base do programa educativo a ser desenvolvido, pois o critério para os objetivos a serem traçados está nas possibilidades do aluno.
PAPEL DA ESCOLA
- Identificar
comportamentos de risco e encaminhar aos atendimentos necessários.
- Acolher a família e o
aluno, e trabalhar em conjunto para busca de alternativas.
- Não expor os alunos ao
perigo.
- Reforçar os
comportamentos socialmente aceitáveis e estabelecer limites e
regras.
- Linguagem única entre
Professores e todos os funcionários da escola.
- Não excluir.
A EDUCAÇÃO, A
FAMÍLIA E A SAÚDE
São
essenciais para o desenvolvimento global do aluno que apresenta TGD,
pois solicitam no seu atendimento cooperação sistemática dos que
intervêm no processo: o sujeito, a família, a rede de serviços de
saúde mental e a comunidade.
REFERÊNCIAS
ABC da Saúde
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2012/08/como-detectar-transtornos-de-aprendizagem.html
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