terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

ARTIGOS







A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Psicomotricidade caracteriza-se por uma educação que se utiliza do movimento para atingir outras aquisições mais elaboradas, como as intelectuais. Por meio do desenvolvimento dos elementos corporais, proporcionando a criança o desenvolvimento/ aprimoramento das qualidades físicas, do esquema corporal da estruturação espaço temporal, além de uma conscientização dos movimentos apresentados pelo seu corpo, sendo a base indispensável dos exercícios individuais e de conjuntos.



O JOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
O ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, o jogo é necessário ao nosso processo de desenvolvimento, tem uma função vital para o indivíduo principalmente como forma de assimilação da realidade. Na concepção piagetiana, os jogos consistem numa simples assimilação funcional, num exercício das ações individuais já aprendidas gerando, ainda, um sentimento de prazer pela ação lúdica em si e pelo domínio sobre as ações.



A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
O artigo a seguir trata sobre a importância da motivação no processo de aprendizagem, uma vez que este processo é desencadeado a partir da motivação, que se dá no interior do sujeito, estando intimamente ligado às relações de troca que o mesmo estabelece com o meio, principalmente, seus professores e colegas. Nas situações escolares, o interesse é indispensável para que o aluno tenha motivos de ação no sentido de apropriar-se do conhecimento.



A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: REFLEXÕES, DESAFIOS, PERSPECTIVAS
O formar favorece uma postura crítica diante das múltiplas interpretações e ações que tem sido desenvolvidas na formação de professores. Os professores devem ser formados para que sejam sempre e cada vez mais envolvidos e comprometidos com seu mister de ensinar, surgem questionamentos como estruturar, desenvolver e construir essa formação? Muitas indagações são feitas em relação a formação do professor.



CONCEITO DE INFÂNCIA
Desde o inicio do século XII até meados do século XVIII, as crianças praticamente não tinham infância, eram tratadas como verdadeiros adultos em miniatura, algo que já começou a mudar a partir da Revolução Industrial, porque devido a evolução econômica ás famílias começaram a sentir que precisavam mudar suas maneiras de viver, transformando assim suas casas e lares mais estáveis.



CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
As instituições de educação para as crianças entre 0 e 6 anos de idade começam a se esboçar no continente europeu ainda no final do século XVIII, propagando-se por meio de uma circulação de pessoas e idéias que precisa ainda ser melhor pesquisada.




A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNDO
Historicamente a função de educar, mesmo informalmente, era desenvolvida pela família, igreja, trabalho, lazer e meios de comunicação. A instituição escolar, que oferece a educação formal, surgiu de forma gradativa, ganhando força a partir do século XVI, momento em que a constituição de modo de vida passou a ter um novo contexto social.


FROEBEL E O PRIMEIRO JARDIM DE INFÂNCIA
No século XIX, sob influência do pensamento e da filosofia de sua época, destaca-se a figura de Fröebel (1782 – 1852), educador protestante alemão que desenvolveu suas teorias arraigadas em pressupostos idealistas inspiradas no amor à criança e à natureza.




A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TELÊMACO BORBA

O artigo a seguir tratar-se-a sobre o desenvolvimento da Educação Infantil, desde o surgimento da primeira creche "Cantinho Feliz" em 1983 até os dias atuais.




PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TELÊMACO BORBA
A Proposta Pedagógica que fundamenta o trabalho na Educação Infantil em Telêmaco Borba tem em princípio o homem como um ser histórico, intimamente ligado às relações sociais, políticas, históricas e culturais, às contradições e ao movimento que emanam do processo pedagógico.



A EDUCAÇÃO INFANTIL E A LEGISLAÇÃO
Ao longo do século XX observou-se um crescente movimento pelo estudo da criança, definindo-se a infância como uma categoria social e historicamente construída. Mais recentemente, estudos teóricos de Soares, Cury, Campos, Rosemberg, na área de movimentos políticos em defesa das crianças vêm apontando para a sua construção social enquanto sujeitos sociais de plenos direitos.



ESCOLA INFANTIL: PRA QUE TE QUERO?
Por muitos anos a responsabilidade pela educação infantil era destinada à família ou sociedade a que a criança pertencia, onde juntamente com adultos e outras crianças aprendia a fazer parte do grupo. Cada época tratava a educação infantil de uma forma, dependendo dos valores sociais de cada período, levando em conta o pensar sobre o que é ser criança e o momento da infância.








O XADREZ COMO MEIO INCENTIVADOR DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
Dentre os jogos utilizados na escola, destaca-se no presente artigo “o Xadrez”, sendo um excelente jogo que ensina aspectos fundamentais da solução de problemas, criação de estratégias, utilizando a percepção, a flexibilização e reversibilização do pensamento como forma de ordenar o jogo.


O XADREZ E A FORMAÇÃO DOS ALUNOS
O artigo busca demonstrar a importância da prática do xadrez no âmbito escolar como suporte pedagógico, utilizado como possibilidade de construção na formação dos alunos.






COMO TRABALHAR O ERRO NA MATEMÁTICA
Os erros envolvem processos de pensamento que precisam ser discutidos e não apenas uma resposta incorreta, algo falso a ser corrigido, do ponto de vista matemático, todo raciocínio é lógico mesmo os que conduzem ao erro, e estes erros são hipóteses equivocadas que precisam ser compreendidas para serem superadas. O erro quase sempre foi tratado como um fracasso e por causa disso conduzido a alguma espécie de punição. Na escola tradicional, o erro deve ser eliminado, apagado literalmente para escrever o correto no lugar.

Um comentário:

  1. Olá Prof. Sandra, adorei seu blog e vou passar sempre para conferir os textos...

    Beijos Rafa - 3º EN-B

    ResponderExcluir